Fundada em 1981 por Silvio Santos, o SBT comemora 30 anos no próximo dia 19. A emissora tinha o nome de TVS (TV Studio), logo foi mudada para SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
Hoje em dia, é o terceiro canal de TV mais visto do Brasil. Em termos de cobertura nacional, a emissora é a segunda maior e cobre 96% do território brasileiro.
Se em cobertura nacional a emissora se destaca, em termos de "produções nacionais" não. O SBT fica atrás da RedeTV e Gazeta por produzir poucos programas brasileiros. Comparado a Globo e Record, a emissora produz menos da metade delas.
Novelas, séries, seriados e outros enlatados americanos sempre fizeram parte da emissora. "Chaves" é um claro exemplo disso. Atualmente o seriado tem dois horários na emissora e sempre foi um "tapa buraco", é a garantia de boa audiência há mais de 20 anos.
Em 2001, o SBT vivia sua melhor fase. A emissora mostrou ao Brasil o primeiro reality show. Foi a "Casa dos Artistas" que marcou 47 pontos de média e picos de 55 na sua grande final. Foi a maior audiência do canal de todos os tempos.
O público infantil também foi um dos maiores investimentos da emissora até nos dias atuais. O Bozo foi o pioneiro, ficou 10 anos no ar e encantou não só as crianças, foi um sucesso.
A programação infantil da emissora ganhou ainda mais destaque nos anos 80, grandes nomes memoravéis como Simony, Eliana, Mara Maravilha, Angélica entre outras que fizeram sucesso entre a garotada. Hoje em dia, quem domina as atrações infantis é a dupa Yudi e Priscila, a pequena Maísa Silva e os palhações Patati e Patatá.
Os programas de humor também estão na história do SBT, já passaram pela emissora grandes nomes como Jô Soares, Gorete Milagres, Ronald Golias entre outros. Atualmente a emissora exibe "A Praça é Nossa", um dos programas de maior destaque no SBT e um referencial para a TV brasileira quando o assunto é humor.
O "Programa Silvio Santos" é a atração mais antiga ainda em atividade no SBT, o irreverente apresentador é o maior nome da comunicação da Televisão. Grandes apresentadores passaram pelo SBT como Gugu Liberato, Hebe Camargo, Sérgio Chapelin, Flávio Cavalcanti entre outros.
Nas produções teledramaturgicas, a emissora se destacou na década de 90 com "Brasileiros e Brasileiras", focando a realidade dos pobres. A parceria do SBT com a Televisa fez com que a emissora exibisse grandes novelas mexicanas e adaptações delas.
A atual "Amor e Revolução" entrou para a história com a exibição do primeiro beijo gay em uma novela. Ainda para esse ano, como uma forma de homenagear a teledramaturgia da emissora, o SBT prepara o remake de "Carrossel". A trama infantil foi uma das mais assistidas na emissora e fez o maior sucesso.
Com histórias memoráveis e grandes artistas que passaram pela emissora, o SBT merece todas as atenções no seu 30º aniversário. Que venham os próximos anos.
0 Comentários
Sua opinião é importante