Investigação exclusiva da CNN mostra que governo sudanês permitiu que Rússia retirasse ouro de forma ilegal do país; metal precioso não consta nos registros russos e sudaneses
Dias após Moscou lançar sua sangrenta guerra contra a Ucrânia, um avião de carga russo estava na pista de Cartum, uma faixa de asfalto cercada por areia vermelho-alaranjada. A ata da aeronave dizia que o avião estava carregado de biscoitos. O Sudão raramente, ou nunca, exporta biscoitos.
Um debate acalorado ocorria entre funcionários em um escritório dos fundos do Aeroporto Internacional de Cartum. Eles temiam que a inspeção do avião irritasse a liderança militar cada vez mais pró-Rússia do país. Várias tentativas anteriores de interceptar transportadoras russas suspeitas foram interrompidas. Finalmente, no entanto, os funcionários decidiram embarcar no avião.
Dentro do porão, caixas coloridas de biscoitos se estendiam diante deles. Escondidos logo abaixo havia caixotes de madeira do recurso mais precioso do Sudão. Ouro. Cerca de uma tonelada dele.
FONTE/REPRODUÇÃO: CNN BRASIL
0 Comentários
Sua opinião é importante