
Edir Macedo Bezerra (Rio das Flores, Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1945) é um televangelista, religioso e empresário. Brasileiro, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus - IURD, e proprietário da Rede Record de Televisão. Também lançou álbuns musicais, como "As canções preferidas do Bispo Macedo" em 5 edições, tendo o terceiro recebido certificação de Ouro pelos mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil, segundo a ABPD.
É o fundador e responsável direto pela IURD, com mais de 8 milhões de fiéis em mais de 170 países da Europa, Ásia, Oceania, África e Américas.Promotora e defensora da Teologia da Prosperidade, a IURD cresceu e tornou-se a quarta maior corrente religiosa do país, segundo o Censo de 2000.
Sobre Aborto
O posicionamento de Edir Macedo sobre alguns assuntos polêmicos também levantam discussões,como o fato de Macedo ser a favor do aborto, onde ele diz: “Eu sou a favor do aborto sim, e digo isso em alto e bom som, e se eu estou pecando, eu cometo este pecado consciente, si!”.
Denúncias em 2009
Em 2009, novamente foi alvo de denúncias, desta vez pelo Ministério Público de São Paulo.A ação criminal foi aberta pelo juiz Gláucio de Araujo, da 9ª vara criminal de SP, na qual acusa o bispo e mais nove pessoas ligadas a ele. Todos foram acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo a denúncia da promotoria, Macedo e os outros acusados teriam feito desvio de dinheiro de doações de fiéis, também se aproveitando da isenção de impostos oferecida a igrejas de qualquer culto, determinada pela constituição brasileira. De acordo com a denúncia, aceita pela justiça, para esconder a origem do dinheiro, o bispo e os outros acusados teriam usado um esquema de lavagem de dinheiro que envolveria empresas de fachada no Brasil e no exterior. Os recursos então, voltaram ao Brasil, na forma de empréstimos feitos pelos chamados "laranjas" de Edir Macedo e foram usados para comprar empresas. A denúncia ainda está sendo apurada. Diversas emissoras de televisão brasileira, como a Rede Globo, SBT, Rede Bandeirantes e RedeTV! divulgaram a denúncia.
Porém, as matérias veiculadas pela Rede Globo foram consideradas pela Rede Record como "desespero da concorrência" e, com isso, a emissora paulista exibiu em seus jornais reportagens atacando a emissora carioca.
No dia 19 de outubro de 2010, foi anulada todas as acusações do Ministério Público de São Paulo contra o Edir Macedo e mais nove pessoas, pois a denúncia foi considerada uma investigação ilegal. Em Maio, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo já havia anulado algumas provas do processo que já indicava uma investigação ilegal.
Cantores gospel são endemoniados
Em setembro de 2011, Ana Paula Valadão, líder e vocalista do Diante do Trono foi considerada endemoniada por Edir Macedo e bispos da Igreja Universal do Reino de Deus por causa da Doutrina sobre cair no Espírito Santo. Os fãs da banda reprovaram a atitude do pregador.
Ataque ao bispo
Foi exibido no principal jornal da Rede Globo, Jornal Nacional, uma matéria de acusação ao Bispo Macedo e às Organizações Record.
Na reportagem o destaque ficou às denúncias de lavagem de dinheiro, fraudes, formação de quadrilha todas sofrida por Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus.
Foi repetido por diversas vezes e também pelos apresentadores (âncoras), o nome da emissora do grupo, de tal forma, a deixar claro ao telespectador seu envolvimento com a possível lavagem de dinheiro.
Após a reportagem foi exibido um vídeo, no qual o bispo aparecia ensinando como conseguir doações de fiéis. Ficou bastante claro o interesse da emissora em atacar à concorrente. Só resta esperar que a justiça seja feita.
A acusação será destaques de outros telejornais, como o da concorrente, SBT Brasil.
Segundo a denúncia da promotoria, Edir Macedo e os outros acusados desviaram dinheiro de doações de fiéis e se aproveitaram da isenção de impostos oferecida a igrejas de qualquer culto, determinada pela Constituição.
Depois de dois anos de investigação, o Ministério Público e a Justiça entenderam que houve desvio de finalidade: em vez de aplicar o dinheiro em obras de caridade e na manutenção de templos, como as igrejas fazem, os recursos das doações foram empregados na compra de empresas e visavam ao lucro por parte de Edir Macedo.
O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e mais nove pessoas, são acusados de se apropriar ilegalmente de dízimos e de ofertas de fiéis. E de usar o dinheiro das doações para construir um patrimônio pessoal.
Diz a denúncia: “a atuação da quadrilha não conheceu limites. Seus integrantes se utilizaram da Igreja Universal do Reino de Deus para a prática de fraudes em detrimento da própria igreja e de inúmeros fiéis”.
COMO EDIR MACEDO COMPROU A RECORD ?
A Polícia Federal abriu inquérito em São Paulo para investigar o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.
Segundo a reportagem, o objetivo do inquérito é apurar supostos indícios de crimes contra a fé pública e de falsidade ideológica.
A Folha informa que o departamento jurídico da Igreja Universal disse que soube do inquérito pelo site da Justiça Federal na internet, mas que a entidade ainda não foi notificada.
De acordo com a reportagem, o inquérito surgiu de uma representação feita, em 2005, pelo ex-deputado estadual Afanásio Jazadji, sobre a origem dos recursos usados pelo bispo na compra da Rede Record. mas o processo foi até o final e o bispo foi absolvido da acuzação, por que disseram que não havia provas concretas das denúncias feita ao bispo .... Agora tudo tá como tá ....
CONFUSÃO COM O APÓSTOLO VALDOMIRO SANTIAGO
Uma reportagem exibida no " Domingo Espetacular " deu uma enorme repercurssão em todo o país , Na reportagem exibida, foram apresentados documentos de compra de duas fazendas no Mato Grosso, avaliadas em R$ 49 milhões, pela Igreja Mundial do Poder de Deus, e arrendadas pela empresa W. S. Music Ltda., de propriedade de Valdemiro Santiago e sua esposa, Franciléia, e foram muitas outras acusações as apostolo, que rebateu e chamou o edir de mentiroso !!!

0 Comentários
Sua opinião é importante