Errar é humano?


Porque as falhas médicas acontecem?

A nova série especial do JORNAL DA BAND, que vai ao ar desta segunda(10) até  sábado(17) vai contar as histórias dos erros médicos no Brasil. ERRO FATAL é a série da vez do JORNAL DA BAND.

A sequência de reportagens mostra o drama de quem um dia precisou de um profissional de saúde, mas caiu nas mãos erradas. Negligência, imprudência, imperícia. Essas são as principais falhas de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos que configuram o erro médico.

A séria entrevista vítimas, familiares, médicos e especialistas para traçar um retratado detalhado de um drama que tem crescido em ritmo acelerado no país. Nos últimos dez anos, as reclamações de erros médicos triplicaram no Conselho Regional de Medicina de São Paulo. E chegam a uma média assustadora de doze denúncias por dia. Atualmente, mais de 400 médicos e profissionais de saúde aguardam para ir ao banco dos réus.

Uma das reportagens mostra o cirurgião plástico que responde a quase 20 processos por imperícia e negligência e, mesmo depois de perder uma paciente no meio da operação e de ter sido cassado várias vezes, continua a clinicar.

ERRO FATAL investiga a origem dos erros. Por que médicos, enfermeiros e auxiliares erram tanto? Descobrir se as falhas acontecem apenas por descuido individual ou se também há interferência das péssimas condições de trabalho em hospitais e postos de saúde brasileiros. Como é a formação desses profissionais? Hoje, no Brasil, um médico recém-formado está apto a tratar um paciente?

E o que podemos esperar da repercussão dos resultados  assustadores de um exame do Conselho Regional de Medicina realizado para avaliar os estudantes de medicina das principais Universidades de São Paulo? Mais da metade dos alunos do sexto ano foi reprovada.

A série ERRO FATAL vai ao ar desta segunda(10) até sábado(17) no JORNAL DA BAND, que começa às 19h20.

Postar um comentário

0 Comentários