Mediadores internacionais estão fazendo um esforço urgente para que Israel e o Hamas cheguem a um cessar-fogo e a um acordo sobre a libertação de reféns na próxima semana, depois que negociações no Catar terem levado a apresentação de uma nova proposta às partes em conflito.
A “proposta de transição” apresentada na sexta-feira (16) tem o objetivo de preencher as lacunas responsáveis pelo desacordo entre ambos os lados, segundo uma declaração conjunta dos EUA, Catar e Egito.
O presidente dos EUA, Joe Biden, expressou otimismo sobre o andamento das negociações, que devem ser retomados no Cairo na próxima semana. “Estamos mais próximos [de um acordo] do que nunca”, afirmou ele, acrescentando que as conversas aumentaram as chances de um acordo “muito, muito mais próximo do que há três dias”.
Mas a liderança do Hamas vê a nova proposta dos EUA como uma resposta e em conformidade com as condições de Israel, disse uma fonte importante do Hamas, familiarizado com detalhes das negociações, à CNN. A fonte acusou Israel de adicionar novas condições para impedir a conclusão do acordo.
FONTE CNN
0 Comentários
Sua opinião é importante