“Dá pra acreditar no ibope?”.

“Dá pra acreditar no ibope?”. 

Quem nunca se fez essa pergunta que atire a primeira pedra (literalmente, é claro, rsrs).

Ás vezes duvidamos que alguns programas tem realmente aquela audiência divulgada pelo instituto de pesquisa.

Muitas vezes, por tão ruim que o programa é, pensamos que ele está traçando no Ibope, mas quando vemos os dados somos surpreendidos.  O programa “tal” bombou no Ibope.

Outras vezes, porém, os programas que acreditamos que estivessem com aquela bola toda, não têm uma audiência satisfatória.

Isso também acontece nas pesquisas eleitorais.

Quem não se lembra das eleições de 2010?

As maiorias dos institutos de pesquisas apontavam para uma vitória, em primeiro turno, da atual presidenta Dilma Rousseff, o que só veio a acontecer no segundo turno.

Se não bastassem esses “erros”, e a diferença que existe entre a pesquisa do instituto “aqui” para o instituto “acolá”, muitos diretores de programas, apresentadores já colocaram em cheque a credibilidade desses institutos.

Inclusive, recentemente, o apresentador do “Brasil Urgente”, José Luiz Datena vem reclamando dos índices de audiência que vem conquistando após suas férias.

E não é pra menos.

É incrível a diferença entre a audiência que Datena vem tendo agora e a que conquistava antes das suas férias.

Será que em tão pouco tempo, ele perderia 3,4,5... pontos no ibope?
Se não bastasse, algumas emissoras são, evidentemente, privilegiadas por alguns institutos de pesquisas.

Quem não se lembra da audiência da “poderosa chefona das comunicações” durante o apagão do dia 10 de novembro de 2009?

Será possível que durante um apagão, que atingiu 18 estados (inclusive, São Paulo – usado como referencia do Ibope) e o Distrito Federal, uma emissora registre 30,3 pontos de audiência? (http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2009/11/11/ult7278u268.jhtm)

Esses e outros fatos deixam no ar aquela pergunta do inicio desta coluna: Será que dá pra confiar nos índices dos institutos de pesquisas?

Se dá para confiar, eu não sei. Mas, sinceramente, acredito que o Ibope deveria ter um concorrente. Isso, inclusive, já está sendo cogitado (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/nielsen-concorrera-com-ibope-na-medicao-de-audiencia) e, acredito eu, que poderá ser uma forma de averiguarmos as procedências dos dados do Ibope.

Até lá, a pergunta com certeza persistirá, Dá pra acreditar no Ibope? Eis a questão.

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