Um Amor e Duas Realidades – Capítulo 18

“O plano de Frederick e Bruna dá mais certo do que o previsto, parece que eles, finalmente, saíram vitoriosos dessa, pois Afrodite rompera com Alex, para a felicidade de todos aqueles que estavam contrário a esse romance tão cordial e que parecia tão firme, a ponto de parecer inacabável”
ALEX: Afrodite, você tem que acreditar em mim… Eu não peguei esse colar.
AFRODITE: Como não, Alex? O colar estava no bolso da sua jaqueta… Não tem nem explicação! Você invadiu o meu quarto e iria me roubar… Como pôde, Alex? Eu que sempre acreditei em você, no seu amor… No seu caráter.
ALEX: Eu já falei que não roubei nada, Afrodite! Só porque eu sou pobre, eu não quer dizer que eu seja ladrão, poxa… Será que você não confia mesmo em mim?
(Os olhares de ambos se encontram, sofridos; Afrodite se balança, mas Frederick se intromete)
FREDERICK: Claro que você não deve acreditar nele, Afrodite… Alguém que venho da favela, entrou na sua mansão e foi pego com a boca na botija roubando a sua joia… Não merece nenhum tipo de confiança.
(Alex fica enfurecido e encara Frederick, que sorri maleficamente, deliciando-se com a derrocada de seu rival; Injustiçado, Alex olha para Afrodite, que ainda chora)
ALEX: E você, Afrodite? Não vai mesmo confiar em mim?
(Desolada, Afrodite suspira e abaixa a cabeça)
AFRODITE: Desculpa, Alex, mas…
(Nesse instante, os olhos de Alex enchem-se de lágrimas e Afrodite então retorna a olhar para ele)
AFRODITE: Não posso confiar mais em você. Isso não tem perdão… Acabou de vez!
(Essas palavras entram no coração de Alex como uma espada afiada, ferindo-o terrivelmente; Ainda chorando e completamente magoado, Alex olha para Afrodite, seca as suas lágrimas, encarando-a e sai do quarto sem nem dizer nenhuma palavra; Arrasada, Afrodite suspira e deixa uma lágrima cair)
RUEZ: Se ele pensa que vai fugir, está muito enganado… Eu vou chamar a polícia para esse ladrãozinho mequetrefe.
(Irreverente, Marieta concorda com a cabeça; Ruez ia saindo do quarto, mas Afrodite se apressa e pega em seu braço)
AFRODITE: Não faça isso, papai.
(Estranho, Ruez olha para Afrodite)
BRUNA: Mas Afrodite, ele estava furtando o seu belíssimo colar de pérolas, amiga… Ele merece sim pagar por isso.
MARIETA: É mesmo, minha filha, a Bruna está certíssima! Ele tem que ir preso sim… Ruez, vá chamar a polícia agora mesmo.
(Ruez concorda, mas Afrodite o impede novamente de sair)
AFRODITE: Do que adianta o Alex ir preso se ele não terá mais meu amor? Não precisa denunciá-lo, papai… Depois disso, depois desse acontecimento tão… Deplorável, eu quero distância dele. (suspiro) A partir de hoje, eu nunca mais quero saber do Alex… Nunca mais!
(Afrodite deixa transparecer toda a sua tristeza e os seus olhos preenchem-se de lágrimas amargas; Ruez se conforma e fica mais aliviado ao ouvir tal coisa da filha; Marieta fica contente; Maledicentes, Frederick e Bruna se entreolham e sorriem vitoriosos)
———————————————————————————————————————————————————–
(Maria dos Prazeres, que espia tudo do corredor, se satisfaz)
MARIA DOS PRAZERES: Ainda bem… Finalmente esse namoro acabou! Finalmente! Agora é só empurrar Fábio pra cima da Afrodite e assim forjar um casamento por interesse… Maria dos Prazeres, um dia você ainda será rica! Ah!…
(Ardilosa, Maria dos Prazeres sorri e sai de cena, carregando a trouxa de roupas sujas)
———————————————————————————————————————————————————–
(Transtornado, Alex sai da mansão aos prantos e senta-se no meio-fio da calçada da mansão; Adamastor, que descansava no carro, vê Alex e vai até a ele)
ADAMASTOR: Alex, o que você está fazendo aqui, rapaz?… E por que você está chorando?…
(com o rosto molhado, Alex olha para Adamastor, que aparenta preocupação)
ALEX: Acabou de vez, seu Adamastor… A Afrodite não quer mais saber de mim.
(Adamastor fica chocado ao receber tal notícia)
ADAMASTOR: Co… Como assim, Alex?
ALEX: Acabou… O amor que a Afrodite dizia sentir por mim, parece ter virado pó e desapareceu… Acabou!
(Alex se levanta e sai correndo, chorando; Adamastor fica triste e preocupado; Alex vai até o campo florido e chora mais ainda; Alex deita-se por entre as flores e mergulhado em lágrimas, lembra-se de todos os momentos que passara com Afrodite)


(Ainda no quarto, Afrodite está sentada na cama e Bruna está lhe dando apoio, fazendo-lhe cafuné na cabeça e passando a mão em seus cabelos)
BRUNA: (dissimulada) Não chores, minha amiga…
(Bruna finge aparentar tristeza e discreta, olha para Frederick, que não consegue esconder a tamanha felicidade que está sentindo)
MARIETA: É, minha filha, não chore por aquele favelado… O seu rímel importado é muito caro pra ser desperdiçado por alguém que não tem nem onde cair morto, um favelado!
(Afrodite suspira e seca suas lágrimas com as duas mãos)
AFRODITE: Vocês poderiam me deixar sozinha, por favor?
FREDERICK: Afrodite, antes eu tenho uma surpresa pra você… Tenho certeza que você adorará.
AFRODITE: Desculpa, Frederick, mas agora eu não estou com cabeça… Vocês me dão licença, por favor? Eu preciso ficar sozinha por um tempo.
MARIETA: Tá bom, minha filha, já que você quer… Mas, antes eu quero parabenizá-la por essa sua atitude magnífica, Afrodite. Você representou com maestria o sangue Smith que carrega nas veias, não é mesmo, meu bem?
(Ruez sorri e Marieta lhe dá uma bitoca)
BRUNA: Vamos sair, gente… A Afrodite precisa ficar sozinha, refletir em tudo o que está acontecendo…
(Bruna fala levantando-se e em seguida pega a mão de Afrodite)
BRUNA: Amiga, saiba que você pode contar comigo pra tudo… Em qualquer hora! Sempre estarei disposta a te ajudar e te oferecer meu apoio, meu ombro de amiga.
(Afrodite olha para Bruna e sorri)
AFRODITE: Sei que posso confiar em você, Bruna… Você é a melhor amiga que eu tenho.
(Bruna sorri e beija a bochecha de Afrodite; Todos saem do quarto e triste, Afrodite se levanta da cama, ainda chorando)
AFRODITE: Tantos planos, tantas promessas, tantos momentos de amor… Tantos beijos carinhos, abraços apartados e singelos, quantas juras de amor… Poemas declamados a qualquer hora, as mais belas doces palavras que todas as mulheres gostariam de ouvir… Tanto romantismo de um príncipe que parecia encantado e tão perfeito… Por que será que o Alex queria me roubar? Será que o nosso amor já não era suficiente o bastante?… Será que ele me amava de verdade? Será?
(Afrodite fala caminhando lentamente pelo quarto e em seguida senta-se à penteadeira, concluindo a fala, olhando para o espelho; Afrodite pega a caixinha de música e se delicia com a doce melodia; Pela fresta da porta entreaberta, Ruez se entristece ao ver o estado lamentável da filha)
———————————————————————————————————————————————————–
O dia amanhece triste, o sol não brilhou como o de costume e o céu estava com um nublado tenebroso e amedrontador.
(Maria das Dores está em casa, preocupada, olhando constantemente para o relógio de parede; Alex entra cabisbaixo e Maria das Dores o abraça, fortemente)
MARIA DAS DORES: Meu filho, que bom que você chegou… Nem consegui dormir de tanta preocupação.
(Maria das Dores se afasta lentamente e enxerga tristeza em Alex, que mal lhe olha nos olhos)
MARIA DAS DORES: Que cara é essa, filho?… Você está triste?
(Alex deixa uma lágrima cair e Maria das Dores a seca, preocupada)
ALEX: A Afrodite, mãe… Ela terminou tudo comigo!
(Maria das Dores fica triste e Alex a abraça fortemente, já aos prantos; Maria das Dores também chora com a tristeza do filho)
———————————————————————————————————————————————————–
“Mansão dos Smith – Quarto de Afrodite”
(Com os olhos inchados de tanto chorar, Afrodite está sentada a penteadeira, ouvindo a doce melodia que ecoa da mimosa caixinha de música; Afrodite chora; Ouve-se dois socos na porta e Frederick entra, educadamente)
FREDERICK: Posso entrar?
AFRODITE: Frederick?!
(Afrodite se levanta da cadeira e seca as suas lágrimas com a mão)
AFRODITE: O que faz aqui tão cedo?
FREDERICK: Vim para saber se você está melhor e também te mostrar a surpresa, que queria contar ontem.
AFRODITE: Ah, bem eu não estou, mas… E que surpresa é essa?
(Frederick sorri, causando suspense)
FREDERICK: Você não vai acreditar… A agência de modelos mais cobiçada do país está atrás de novos talentos… Eles farão uns testes para selecionar os melhores e levar para fora do país… Isso não é demais? Afrodite, essa é a nossa chance de viver no estrelato. Imagina só eu e você em Nova York, Paris… Milão… Essa é a nossa oportunidade de sermos famosos!
(Vaidoso, Frederick sorri e Afrodite continua séria)
AFRODITE: Desculpa, Frederick, mas essa surpresa não me gerou nada… Eu nunca quis ser modelo e não estou nem um pouco a fim de viver no estrelato… Gosto de ser como sou.
(Frederick fica desolado, mas não perde as esperanças)
FREDERICK: Eu vou deixar a proposta em aberto, até porque a seleção é daqui a alguns dias e ainda tem tempo de você mudar de ideia.
(Frederick dá uma piscadela para Afrodite, que sorri por gentileza; Afrodite fica tonta, seus olhos vão se fechando lentamente e ela cai no chão, desmaiada)
FREDERICK: Afrodite!
(Frederick corre para acudir Afrodite e se desespera ao perceber que ela não responde aos seus comandos)
———————————————————————————————————————————————————–
“Horas Depois”
(No hospital, após Afrodite fazer alguns exames, ela espera o resultado juntamente com Marieta, que lhe acompanha apreensiva)
MARIETA: (preocupada) Então, doutor… O que a minha filha tem? É grave?
(O doutor ri)
DOUTOR: Grave? Mas de jeito nenhum senhora, muito pelo contrário… A sua filha está perfeitamente bem!
MARIETA: Mas… Então por que esse desmaio? Ela nunca desmaiou, sempre foi tão forte…
DOUTOR: O desmaio foi em decorrência de um fato.
AFRODITE: Fato? Que fato, doutor?
(Afrodite fica nervosa, esperando a resposta do doutor, que causa suspense)
DOUTOR: Parabéns, menininha… Você será mamãe!
(Afrodite se surpreende e o olha com cara de espanto)
MARIETA: (escandalosa) O quê?! Mas… Como assim? O senhor só pode estar louco, doutor… A minha filha será mãe… Isso é uma piada, né?
DOUTOR: Não é piada não, senhora… A sua filha está realmente grávida.
AFRODITE: Grávida?!
(Inconformada, Marieta se levanta e começa a andar de um lado para o outro)
MARIETA: Não, isso não pode ser verdade, doutor. O senhor está mentindo, claro que está!… Ai… Eu acho que vou…
(Marieta desmaia e cai no chão; O doutor vai acudi-la)
DOUTOR: Senhora! Fale comigo… Senhora!
(Afrodite põe a mão em sua barriga e um leve sorriso espontâneo desponta em seus lábios)
AFRODITE: (feliz) Grávida…
“Alisando a barriga, Afrodite sorri o sorriso mais terno que já dera em toda a sua vida…Seus olhos brilham a real felicidade e seu coração transborda-se de afeto e amor que já sente por aquele fruto que está em seu ventre; O médico tenta acordar Marieta, mas ela nem sequer abre os olhos, permanecendo imóvel, estirada naquele chão gélido do hospital;Completamente transformada, Afrodite esquece toda a tristeza que estava sentindo e aquela doce notícia lhe trás a felicidade de volta… Desta vez, uma lágrima de alegria percorre pelo resplandecente rosto da mais nova mamãe, a doce e meiga Afrodite”
AFRODITE
Grávida… Eu estou grávida!
(Emocionada, Afrodite sorri, alisando e olhando para a sua barriga)
———————————————————————————————————————————————————–
“Mansão dos Smith – Quarto de Afrodite”
(Sorrindo, Afrodite está sentada na cama; Cidinha se levanta boquiaberta)
CIDINHA (surpresa): Grávida?!
AFRODITE: Uhum!
(Alegre, Afrodite concorda com a cabeça)
AFRODITE: Ai, Cidinha, eu estou tão feliz… Quando eu recebi a notícia parece que a felicidade transbordou dentro do meu coração… Essa notícia foi como uma linda melodia para os meus ouvidos… Pena que o Alex não está mais comigo para compartilharmos essa alegria tão grande…
(Triste, Afrodite abaixa a cabeça e põe a mão na barriga)
CIDINHA (preocupada): E você não vai contar pra ele?
AFRODITE: Ah… Ele é o pai, né? Ele merece saber…
(Emburrada, Marieta entra e bate a porta fortemente, extravasando toda a sua raiva; Afrodite e Cidinha se assustam e olham para Marieta)
MARIETA: É claro que aquele favelado não vai saber de nada.
AFRODITE: Mas, mãe… Ele é o pai da criança.
MARIETA: Ele não vai saber de nada… Ele e nem ninguém.
AFRODITE:Hã? Como assim, mamãe?… Mais dias ou menos dias a minha barriga vai começar a crescer e a gravidez ficará evidente.
(Raivosa, Marieta suspira, não querendo responder)
MARIETA: Cidinha… Saia!
(Marieta aponta seu dedo para a porta, expulsando Cidinha)
CIDINHA: Sim senhora!
(Submissa, Cidinha abaixa a cabeça e ia saindo)
MARIETA: Bico calado, hein, Cidinha… Se esse assunto sair daqui, você já sabe, né?… E mande a Maria dos Prazeres me trazer um chá.
CIDINHA: Sim senhora! Pode deixar, dona Marieta, guardarei isso em segredo a sete chaves.
MARIETA: Acho bom… Agora saia daqui, sua mexeriqueira!
CIDINHA: Com licença!
(Triste, Cidinha olha para Afrodite e sai; Marieta encara Afrodite, que se entristece)
MARIETA: Afrodite, como você me explica isso? Como você apareceu grávida do nada?… Ah, foi naquele dia, né? Mas é claro! O dia da sua festa, que você desapareceu… E a Cidinha já sabia de tudo, por isso te deu cobertura. Não foi?
AFRODITE: Não! A Cidinha não sabia de nada… Não foi nada planejado, simplesmente aconteceu…
(Com olhar saudoso, Afrodite sorri)
MARIETA: Aconteceu?… E como ficará a nossa família carregando essa vergonha? E o seu pai, Afrodite? O Ruez será capaz de matar vocês dois quando ficar sabendo… Afrodite, você não vai ter esse bebê.
(Afrodite se assusta com as palavras da mãe e um arrepio tenebroso invade a sua alma)
AFRODITE: O que a senhora fala, mamãe? Eu vou ter meu filho sim e ainda vou contar para o Alex… Ele é o amor da mim vida e junto criaremos a nossa criancinha que nascer.
(Sorrindo, Afrodite alisa a barriga, olhando para ela)
MARIETA: Só por cima do meu cadáver, Afrodite… Você vai fazer é um aborto! Eu não serei avó de faveladinho nenhum, nunca!… Minha filha, você ainda é nova, tem uma vida inteira pela frente… Se você ter essa criança agora, acabará com o seu corpo, você ficará feia… E além do mais, esse… Bastardinho seria a vergonha da nossa família e tiraria todo o nosso prestígio diante a sociedade.
(Afrodite não acredita no que ouviu de sua própria mãe e a olha com cara de reprovação)
AFRODITE: Como pode ser tão fria, mamãe?… Como a senhora tem a imprudência de me pedir uma coisa dessas?… Não faria aborto algum. Criarei meu filho, a senhora querendo ou não querendo.
(Afrodite e Marieta se olham, emburradas)
(A imagem se congela num tom preto-e-branco)
Continua…
A arrogância, a prepotência e a falta de compaixão poluem o coração de Marieta, que faz essa proposta horripilante para a própria filha… Mas será que Afrodite concordará com essa insanidade? Vocês não podem perder as próximas emoções da trama!

Postar um comentário

0 Comentários