Um Amor e Duas Realidades – Capítulo 19

“Afrodite está em estado de deslumbramento, completamente radiante com a notícia de que se tornará mãe… Mesmo tão jovem e despreparada, essa notícia tão suntuosa, veio em melhor hora… Veio com a missão de lhe trazer a felicidade de volta”
AFRODITE
Grávida… Eu estou grávida!
(Emocionada, Afrodite sorri, alisando e olhando para a sua barriga)
———————————————————————————————————————————————————–
“Mansão dos Smith – Quarto de Afrodite”
(Sorrindo, Afrodite está sentada na cama; Cidinha se levanta boquiaberta)
CIDINHA (surpresa)
Grávida?!
AFRODITE
Uhum!
(Alegre, Afrodite concorda com a cabeça)
AFRODITE
Ai, Cidinha, eu estou tão feliz… Quando eu recebi a notícia parece que a felicidade transbordou dentro do meu coração… Essa notícia foi como uma linda melodia para os meus ouvidos… Pena que o Alex não está mais comigo para compartilharmos essa alegria tão grande…
(Triste, Afrodite abaixa a cabeça e põe a mão na barriga)
CIDINHA (preocupada)
E você não vai contar pra ele?
AFRODITE
Ah… Ele é o pai, né? Ele merece saber…
(Emburrada, Marieta entra e bate a porta fortemente, extravasando toda a sua raiva; Afrodite e Cidinha se assustam e olham para Marieta)
MARIETA
É claro que aquele favelado não vai saber de nada.
AFRODITE
Mas, mãe… Ele é o pai da criança.
MARIETA
Ele não vai saber de nada… Ele e nem ninguém.
AFRODITE
Hã? Como assim, mamãe?… Mais dias ou menos dias a minha barriga vai começar a crescer e a gravidez ficará evidente.
(Raivosa, Marieta suspira, não querendo responder)
MARIETA
Cidinha… Saia!
(Marieta aponta seu dedo para a porta, expulsando Cidinha)
CIDINHA
Sim senhora!
(Submissa, Cidinha abaixa a cabeça e ia saindo)
MARIETA
Bico calado, hein, Cidinha… Se esse assunto sair daqui, você já sabe, né?… E mande a Maria dos Prazeres me trazer um chá.
CIDINHA
Sim senhora! Pode deixar, dona Marieta, guardarei isso em segredo a sete chaves.
MARIETA
Acho bom… Agora saia daqui, sua mexeriqueira!
CIDINHA
Com licença!
(Triste, Cidinha olha para Afrodite e sai; Marieta encara Afrodite, que se entristece)
MARIETA
Afrodite, como você me explica isso? Como você apareceu grávida do nada?… Ah, foi naquele dia, né? Mas é claro! O dia da sua festa, que você desapareceu… E a Cidinha já sabia de tudo, por isso te deu cobertura. Não foi?
AFRODITE
Não! A Cidinha não sabia de nada… Não foi nada planejado, simplesmente aconteceu…
(Com olhar saudoso, Afrodite sorri)
MARIETA
Aconteceu?… E como ficará a nossa família carregando essa vergonha? E o seu pai, Afrodite? O Ruez será capaz de matar vocês dois quando ficar sabendo… Afrodite, você não vai ter esse bebê.
(Afrodite se assusta com as palavras da mãe e um arrepio tenebroso invade a sua alma)
AFRODITE
O que a senhora fala, mamãe? Eu vou ter meu filho sim e ainda vou contar para o Alex… Ele é o amor da mim vida e junto criaremos a nossa criancinha que nascer.
(Sorrindo, Afrodite alisa a barriga, olhando para ela)
MARIETA
Só por cima do meu cadáver, Afrodite… Você vai fazer é um aborto! Eu não serei avó de faveladinho nenhum, nunca!… Minha filha, você ainda é nova, tem uma vida inteira pela frente… Se você ter essa criança agora, acabará com o seu corpo, você ficará feia… E além do mais, esse… Bastardinho seria a vergonha da nossa família e tiraria todo o nosso prestígio diante a sociedade.
(Afrodite não acredita no que ouviu de sua própria mãe e a olha com cara de reprovação)
AFRODITE
Como pode ser tão fria, mamãe?… Como a senhora tem a imprudência de me pedir uma coisa dessas?… Não faria aborto algum. Criarei meu filho, a senhora querendo ou não querendo.
(Afrodite e Marieta se olham, emburradas)
———————————————————————————————————————————————————–
(Maria dos Prazeres que traz o chá sobre a bandeja de prata, ouve tudo e fica perplexa)
MARIA DOS PRAZERES
Grávida?!… Mas não pode ser! Se a Afrodite está gravida, então o meu plano de casar o Fábio com ela irá por água a baixo… Eu não posso deixar isso barato. E não vou!
(Tomada pelo ódio, Maria dos Prazeres volta e desce as escadas, apressada)
———————————————————————————————————————————————————–
(Contentes, Frederick e Bruna se afastam de um forte abraço)
FREDERICK
Bruna, deu mais certo do que nunca… A Afrodite está odiando o Alex.
BRUNA
Não te falei? Esse plano é infalível… A Afrodite nunca mais vai querer saber daquele faveladinho de novo.
(Frederick e Bruna riem)
BRUNA
E aí? Ela gostou da surpresa? Ela aceitou?
FREDERICK
Não! Disse que não quer saber do estrelato e que não quer de jeito nenhum ser modelo.
BRUNA
Ai, como a Afrodite é burra… Ela tem um mundo nas mãos, mas… Ai, que raiva!
FREDERICK
É… Mas aconteceu uma coisa muito estranha quando eu estava lá com ela.
BRUNA (curiosa)
Que coisa?
FREDERICK
Do nada a Afrodite desmaiou e foi lavada às pressas para o hospital.
BRUNA
Desmaiou? Ela está doente?
FREDERICK
Não sei… A dona Marieta não me deixou acompanhá-la ao hospital. Depois farei uma visitinha a ela.
BRUNA (desconfiada)
A Afrodite desmaiou?… Então só pode ser uma coisa…
FREDERICK
O quê?
BRUNA
Nada de mais, deve ter sido só fraqueza mesmo… Frederick, você gosta muito da Afrodite, né?
(Bruna olha no fundo dos olhos de Frederick)
FREDERICK
Gosto… A Afrodite é a princesa da minha vida. A menina que eu sonho ter ao meu lado para sempre.
(Bruna esconde a sua tristeza a ouvir tal declaração e sorri para Frederick, que retribui)
———————————————————————————————————————————————————–
“Mansão dos Smith – Sala”
(Afrodite está sentada no sofá; Marieta aparece e senta-se ao lado da filha, encarando-a cruelmente; Maria dos Prazeres traz a bandeja e Marieta pega uma das duas taças)
MARIETA
Não vai pegar a taça, Afrodite?… O chá irá esfriar!
(Depois de assoprar, Marieta bebe)
AFRODITE
Não, eu não quero chá.
MARIA DOS PRAZERES
Beba, Afrodite… Fiz especialmente para você.
(Maria dos Prazeres fala com um sorriso malicioso nos lábios e Marieta a olha, desconfiada; Desanimada, Afrodite pega a taça e enquanto ela bebe, Maria dos Prazeres a olha, maquiavelicamente; Afrodite acaba de beber e faz uma expressão de dor, causando estranhamento em Marieta que para de beber e a olha)
MARIETA
O que foi, Afrodite? Que cara é essa, minha filha?… O chá que a lesma fez está tão ruim assim?
(Marieta ri, voltando a beber)
AFRODITE
Ai!
(Afrodite começa a gritar de dor, se contorcendo e abraçando a barriga; O sangue escarlate de Afrodite mancha todo o sofá, causando desespero em Marieta)
MARIETA
Afrodite, minha filha!…
(Afrodite chora)
AFRODITE
Ai, mamãe… Ai!… Eu acho… Eu acho que estou perdendo o meu bebê… Aiiiii!
(Chorando muito, Afrodite continua gritando de dor; Marieta fica sem reação, ao presenciar tal cena; Maria dos Prazeres sorri, deliciando-se com essa situação; Ao ouvir a gritaria, todos os empregados aparecem, ficam assustados e dão assistência a Afrodite; Cidinha chora ao ver Afrodite sofrendo)


“Hospital”
(Com lágrima nos olhos, Afrodite está deitada na cama e Marieta está em pé, segurando a sua mão; O médico entra, aparentando tristeza)
DOUTOR
Trago má notícias…
AFRODITE
Pode falar, doutor… Eu perdi o meu filho. Não foi?
(O doutor suspira, olha para Marieta e em seguida para Afrodite)
DOUTOR
Infelizmente sim.
(Marieta fica boquiaberta e Afrodite chorando, pergunta)
AFRODITE
Mas por que, doutor?
DOUTOR
Me parece um aborto proposital, pois você não teve nenhuma queda, nada de involuntário que te faria perder a criança… Você comeu ou bebeu alguma coisa muito forte?
AFRODITE
Coisa forte?…
(Marieta faz cara de pensativa)
MARIETA
O chá… Sim! Foi o chá que a incompetente da minha empregada fez para ela, doutor. Um chá fortíssimo de pau-de-canela.
(Afrodite não entende)
AFRODITE
Mas… O que tem o chá?
DOUTOR
O chá de canela, forte ou em excesso, é restritamente proibido para gestantes, pois acelera a menstruação, limpando assim, todo o útero da grávida… Onde acontece a perda do feto… O que a sua empregada fez foi muito errado.
(Afrodite fica chocada)
MARIETA
Ah, mas ela vai pagar… Pagar muito caro por isso!
(Ao presenciar todo o sofrimento da filha, Marieta fica com ódio da empregada, mesmo aliviada com a possibilidade de não ter mais um neto indesejado)
———————————————————————————————————————————————————–
Afrodite precisará ficar no hospital por mais um dia para fazer a curetagem.
(Triste, Marieta chega à mansão e preocupada, Cidinha se aproxima dela)
CIDINHA
E a Afrodite, dona Marieta? A Afrodite está bem?
(Marieta nem dá atenção e caminha em direção à cozinha)
MARIETA (gritando)
Maria! Maria!
(Correndo, Maria dos Prazeres aparece)
MARIA DOS PRAZERES
Pois não, senhora!
(Marieta dá um tapa na cara de Maria dos Prazeres, que a olha sem entender)
MARIA DOS PRAZERES
O que foi isso, dona Marieta? Por que a senhora me agrediu?… Eu posso processá-la, sabia?
MARIETA
Eu é quem vou te processar, sua lesma… Você abortou a minha filha com aquele chá.
MARIA DOS PRAZERES 
Não, eu não fiz nada… Eu faço o chá como sempre.
MARIETA
Não seja sonsa, sua… Imprestável! Você vai presa… Você vai presa! Vai morrer na cadeia, por ter tentado matar a minha filha.
MARIA DOS PRAZERES
Mas bem que a senhora ficou feliz, né? Já que não queria um neto bastardo.
(Marieta fica desconcertada e Maria dos Prazeres gargalha; Cidinha fica perplexa olhando a cena; Ruez chega nervoso e taca a sua maleta sobre o sofá e se aproxima de Marieta)
RUEZ
O que houve, Marieta? O que aconteceu com a nossa princesinha?
MARIETA
Ah, Ruez… Aconteceu uma coisa horrível, horrível… Eu não gosto nem de falar.
(Marieta abraça Ruez e chora)
MARIETA
A nossa filha sofreu… Um aborto.
(Surpreso, Ruez se afasta do abraço)
RUEZ
O quê?! A Afrodite…
MARIETA
Sim, ela estava grávida daquele faveladinho e a imprestável da Maria dos Prazeres lhe deu um chá abortivo.
(Ruez fica triste e parece não acreditar)
RUEZ
Não pode ser… A minha filhinha…
(Ruez fica triste e com os olhos lacrimejantes, olha para Maria dos Prazeres)
RUEZ
Você vai pagar, Maria dos Prazeres… Vai pagar… Mexeu com a minha filha mexeu comigo.
(Ruez pega no braço de Maria dos Prazeres, apertando-o forte)
MARIA DOS PRAZERES
Eu não tenho culpa, seu Ruez… Eu juro!
(Maria dos Prazeres tenta se soltar, mas Ruez é mais forte; Com olhar misericordioso, Maria dos Prazeres encara Ruez, que continua sério)
———————————————————————————————————————————————————–
“Delegacia”
(As grades se fecham e Maria dos Prazeres se desespera)
MARIA DOS PRAZERES
Não, eu não posso fica aqui… Eu não fiz nada, eu não fiz nada!
(Chorando, Maria dos Prazeres anda de um lado para o outro; Bené e Fábio chegam tristes e se aproximam da grade)
MARIA DOS PRAZERES
Vocês?
(Maria dos Prazeres se alegra, um sorriso brota em seu rosto e ela se aproxima da grade)
MARIA DOS PRAZERES
Que bom que vocês vieram… Me tirem daqui! Eu não posso ficar aqui, não posso!
(Por entre as grades, Maria dos Prazeres alisa a cabeça de Fábio, que deixa uma lágrima cair)
BENÉ
Eu vou tentar te tirar daqui, Prazeres, falarei com o doutor Augusto, o meu amigo advogado… Eu sei que não foi você que fez aquela crueldade, eu acredito em você.
MARIA DOS PRAZERES
Que bom, Bené… É por isso que eu te amo.
(Quase que impedidos pelas grades, Maria dos Prazeres e Bené se beijam; As outras presidiárias ficam a olhar)
CARCEREIRA
Ei, acabou!… Acabou! Os dois senhores para fora, acabou!
(Seguida da carcereira, Bené e Fábio saem olhando para Maria dos Prazeres que fica chorando; A “Sapatão”, a presidiária mais perigosa da cela, dá uma piscadela para Maria dos Prazeres, que temerosa, desvia o olhar)
———————————————————————————————————————————————————–
Algum tempo se passa e Afrodite cai num mundo de amarguras, entrando em profunda depressão...
(Deitada em sua cama, Afrodite está chorando muito, abraçada ao travesseiro; Lentamente, Cidinha entra e se aproxima de Afrodite)
CIDINHA
Ainda chorando, minha menininha?… Já começou “Ti Ti Ti”, não vai assistir?
AFRODITE
Estou sem vontade.
(Afrodite fala, assoando o nariz com seu lencinho)
CIDINHA
E vai perder as aventuras e trapalhadas de Jacques Leclair e Victor Valentim? Você não perdeu nenhum capítulo e agora só vive nesse quarto, chorando…
AFRODITE
Perdi a vontade de viver, Cidinha… Com toda essa dor que carrego dentro de mim, preferiria a morte.
CIDINHA
Credo em Cruz, não fale isso, minha filha… Nem de brincadeira.
(Ao se benzer, Cidinha fala, sentando-se na beirada da cama e fazendo cafuné em Afrodite)
AFRODITE
Como posso ser feliz assim, Cidinha? Perdi meu filho e nunca mais poderei ser mãe outra vez…
(Com suas mãos, Cidinha seca as lágrimas de Afrodite)
CIDINHA
Sabe, Afrodite? Eu também nunca pude ser mãe… Também era amargurada com a vida, só vivia pra baixo, aí a vida me presenteou com uma linda menininha que hoje é como se fosse uma filha para mim. E você sabe quem é essa menininha? Sabe?… Essa menininha é você! A minha filha do coração.
(Um agradável e tímido sorriso incide no rosto de Afrodite)
CIDINHA
Eu sei que você está sofrendo, mas… Você não pode viver assim, você deve seguir em frente, sempre com a mesma alegria que você tem… A criança que você estava esperando se foi, eu sei que foi uma crueldade, mas… Quem sabe um dia a vida não te presenteie assim como fez comigo? Então, Afrodite, tenha força, ânimo, supera essa dor… Você ainda tem muito o que viver, minha filha… Você ainda tem muito que ser… Feliz!
AFRODITE
Feliz?
CIDINHA
Sim!… Feliz! Todos nós merecemos a felicidade.
(Afrodite seca as suas lágrimas e sorri, revigorada)
———————————————————————————————————————————————————–
“Escola San Miguez”
(Já é passado um certo tempo; Frederick está de costas, olhando para a A.A.A (A Árvore do Amor) e Afrodite se aproxima)
AFRODITE
Frederick!
(Frederick sorri e se vira, abraçando Afrodite)
FREDERICK
Afrodite, que bom que você já está melhor… Está até mais bonita!
(Acanhada, Afrodite sorri)
AFRODITE
Fico grata… Frederick, eu queria te falar que pensei na proposta que você me fez.
FREDERICK
Então…?
(Sorridente, Frederick assim pergunta)
AFRODITE
Eu pensei bem e… Eu vou participar da seleção para ser modelo e ir embora do país.
FREDERICK (contente)
Ah, Afrodite, que notícia maravilhosa…
“Frederick percebe que Alex se aproxima e beija Afrodite, inesperadamente… Alex fica triste, ao ver o beijo e deixa uma lágrima cair acreditando, assim, ter perdido definitivamente o grande amor da sua vida, a sua deusa do amor”
(A imagem se congela num tom preto-e-branco)
Continua…
 NO CAPÍTULO DE AMANHÃ: Alex procura Metralha para dar uma resposta definitiva… O que será? Vocês não podem perder as próximas emoções da trama. 

Postar um comentário

0 Comentários